15.1.15

Almocinho ayurvédico - vata

15.1.15
© samara bassi
Ayurvédicamente, vata se equilibra de forma holística, incluindo o consumo de uma alimentação de fácil digestão que para esse biotipo, são oferecidos alimentos cozidos, mornos, carminativos (cominho), levemente picantes (açafrão/cúrcuma, cardamomo, noz moscada, alecrim, alho e etc) e sedativos (gengibre).
Há um inúmero leque de combinações, desde o manuseio e preparo dos próprios alimentos até o uso de massalas (mistura de especiarias) que propiciem esse bem estar e melhor assimilação fisico-químico-energética, sempre com uma avaliação simultânea do ambiente externo que o rodeia e que muito interfere (estação do ano, clima, situações etc) no equilíbrio constitucional do indivíduo.

Claro que nisso tudo, também se adicionam as preferências pessoais e mais importante: o conhecimento acerca daquilo que o seu corpo tem melhor ou pior capacidade de metabolizar (uma pitada generosa de muito autoestudo e observação).

Mas esse, é um papo que além de maravilhoso e fantástico, é muito mais amplo, complexo e que envolve toda uma fisiologia lógica, simples na sua prática e que você nunca parou pra analisar e compreender, (mas não com olhos da medicina ocidental) e que ficará aguardando uma outra ocasião.

Vamos à receitinha:
  • arroz integral refogado no ghee com alho, pimenta, coentro em grão e alecrim e cozido com uma pitada de cúrcuma (açafrão-da-terra)
  • legumes cozidos com sal e açafrão: batata, abóbora nacional, cenoura, chuchu, vagem
  • beterraba cozida somente no sal
  • feijão temperado com sal, orégano e uma pitada de cominho.


psiu: você pode, se quiser, temperar os legumes ao refogá-los, eu optei por deixa-los somente com o paladar do cozimento e apenas salpiquei páprica doce sobre eles.

Temperos que harmonizam Vata: Cardamomo, Louro, Manjerona, Anis, Manjericão, Pimenta Preta, Caiena, Canela, Cravo, Coentro, Alho, Gengibre, Mostarda, Noz moscada, Cominho, Erva doce, Feno grego, Cebola, Orégano, Páprica, Açafrão, Sementes de gergelim, Assafétida, Hortelã pimenta, Semente de abóbora, Alecrim...

~ Bom apetite ~
│Samara Bassi│


© 2015. É expressamente proibida a cópia parcial e/ou total não autorizada de qualquer conteúdo deste blog.
Copyright - Quintal de Om © 2012 - 2017. All Rights Reserved to Samara Bassi.