19.12.14

Ghee

19.12.14
© samara bassi
Sempre é tempo para garimpar esse fabuloso 'ouro líquido'. E o nome já diz tudo: da cor reluzente e brilhante à lista generosa de benefícios.

Mas o que é Ghee, minha gente? Do sânscrito: polvilhado. Nada mais é do que a manteiga clarificada, restando o óleo puro obtido do processo de aquecimento onde toda a água e os elementos sólidos, assim como todos os tóxicos da gordura do leite, da manteiga comum (e que se instalam na parede dos intestinos causando toxicidade) e a lactose são retirados, de forma prática, mas muito pacientemente.

Levemente aromatizada e de vida longa, esse ouro não necessita de refrigeração e suporta altas temperaturas, sem criar toxinas.

De histórico milenar, o Ghee é vastamente utilizado por naturopatas e praticantes da Ayurvéda (como eu), o que também acaba sendo uma alternativa àqueles intolerantes a lactose/ou a proteína do leite.
O seu consumo pode ser perfeitamente substituindo a manteiga comum, a margarina e até mesmo os óleos de cozinha. Muito utilizado em refogados e em cozimentos em geral, realça o sabor e o aroma dos alimentos.

A Ayurvéda recomenda dourar os temperos rapidamente no ghee, de forma a facilitar o transporte da parte solúvel de lipídeos presentes para as membranas celulares, praticamente constituídas do mosaico lipo-proteico (bioquímica, biologia, lembra?).
É por essa e outras razões que a Ayurvéda usa o ghee em diversas fórmulas herbáceas, já que apresenta excelente condutividade para as ervas e especiarias, assim como as conserva de maneira natural.

Além de conservar ervas e especiarias, o ghee faz o mesmo efeito que o azeite de oliva para os ocidentais: desintoxica e alivia o fígado e também lubrifica ductos biliares. Porém, os seus benefícios vão além e, ao contrário do azeite, o ghee atinge  t.o.d.o.s. os canais do organismos e intestinos, melhorando difusamente e heterogênea a absorção dos alimentos, aumenta a flexibilidade, fortifica e lubrifica de forma integrada todos os sistemas do corpo, além de dar aquele up na imunidade. É rejuvenescedor e além de saudável, é uma medicina natural  que harmoniza todos os doshas (vata, pitta, kapha) e de elevado padrão curativo.

E aí, você já fez o seu ghee hoje?

Saiba mais sobre os benefícios e como fazer o Ghee aqui.
Conheça, experimente e tire suas próprias conclusões.
│Samara Bassi│

© 2014. É expressamente proibida a cópia parcial e/ou total não autorizada de qualquer conteúdo deste blog.

Nenhum comentário:

Copyright - Quintal de Om © 2012 - 2017. All Rights Reserved to Samara Bassi.